Meninas assistidas pela Casa Madre Roselli cantam Le Vieux Chalet em Nova Friburgo

Meninas assistidas pela Casa Madre Roselli cantam Le Vieux Chalet em Nova Friburgo

Projeto apoiado pela AFS integra as celebrações do Dia Nacional da Suíça

No Dia Nacional da Suíça, em 1 de agosto, as meninas assistidas pela Casa Madre Roselli realizaram uma apresentação da canção suíça Le Vieux Chalet, na Praça das Colônias, em Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro. A exibição do projeto apoiado pela Filantrópica Suíça integrou a  programação oficial da cidade para celebrar a data, em uma das maiores colônias suíças do Brasil. Segundo Elisabeth de Castilho, membro da diretoria da Filantrópica Suíça, “O desempenho das meninas encantou a todos. A escolha de uma música tão bonita e emblemática para a Suíça marcou lindamente as celebrações da data, além de irmanar os dois países”, reconhece. No evento, também estavam presentes Maiby Carestiato, a diretora da Casa, Carolina Klein, secretária de Educação, David Massena, subsecretário de Cultura, Cléria Frotté, presidente da colônia suíça e da Associação Nova Friburgo-Fribourg, entre representantes de outras colônias estrangeiras e alunos da Escola Municipal Vevey Jolie.


O convite à Casa Madre Roselli para participar das celebrações na cidade relaciona-se ao próprio significado da data, que reforça os valores de solidariedade e de cooperação junto às tradições suíças. Além disso, o projeto é reconhecido na região pelo trabalho de proteção a meninas de 6 a 12 anos, em condições de vulnerabilidade social, desde 1952. Para Maiby: “Sempre que elas cantam, ficamos emocionadas. Muitas dessas meninas e de suas famílias encontram-se em situações difíceis. Então, nosso projeto ajuda a dar novas oportunidades a elas, oferecendo esperança e um novo rumo. Somos muito gratos a todo apoio da AFS, que nos ajuda a continuar realizando nossa missão”, afirma.


Para Elisabeth, a escolha da canção "Le Vieux Chalet" foi acertada, já que é uma das canções mais populares da Suíça: “Essa é uma música linda. Ela foi composta pelo Joseph Bovet, um sacerdote, poeta, compositor e maestro que tem uma obra incrível, com mais de 1800 obras musicais” Para a história da região de Fribourg, na Suíça, a música do padre Abbé Bovet é marcante e continua viva nos repertórios de corais, bandas e orquestras. Cabe lembrar que foi do cantão de Fribourg que, em 1818, partiram cerca de 2000 suíços que fundaram a cidade brasileira de Nova Friburgo.



Assista ao vídeo:

Veja as fotos e clique na imagem para visualizar a legenda:

Share by: