AFS reúne associados em Assembleia Geral para apresentar resultados de 2023

AFS reúne associados em Assembleia Geral para apresentar resultados de 2023

Diretoria presta contas e apresenta planejamento para o próximo exercício

A Assembleia Geral Ordinária de 2024 foi realizada no final de abril, dia 30, para apresentar as realizações e o balanço financeiro do último exercício (2023). Pela primeira vez, a reunião aconteceu no auditório da Swissnex, no subsolo da Casa da Suíça, com a presença do Cônsul Adjunto da Suíça, Jean Daniel Glauser. Além dele, 20 associados estiveram presentes.


A sessão foi aberta pelo presidente Urs Bucher que apresentou a ordem do dia e deu as boas- vindas a todos. “Estamos muito felizes por estarmos aqui reunidos, conhecendo mais informações sobre o que temos realizado e em que temos investido nossos recursos”, iniciou o presidente. Em seguida, a ata da AGO de 2023 foi lida pela prestadora de serviços administrativos da AFS, Andrea Parente, tendo sido aprovada por todos. Bucher destacou as principais realizações de 2023 contidas no relatório enviado a todos os associados, e foi acompanhado pelo vice-presidente Walter Zoss, além do tesoureiro Cedrico Indermühle.


No encontro, foram detalhados os projetos que a AFS vem apoiando: “Após mais de 200 anos de ajudas pontuais, destinadas principalmente a idosos, viúvas e a outros cidadãos em diferentes situações de emergência, o foco da Filantrópica nos últimos anos tem sido os projetos sociais, que atendem faixas da população em condições de vulnerabilidade social, econômica e de saúde”, explicou o presidente.


Um exemplo é a ONG A.B.R.A.C.E Sorriso Aberto, no Espírito Santo, que cuida de 27 crianças especiais em tratamento de saúde no SUS. As crianças são todas de famílias que habitam em comunidades e regiões de vulnerabilidade social, com dificuldades para adquirir medicamentos específicos, fraldas antialérgicas, leite especial, sondas, seringas etc., que não são cobertos pelo SUS. As ajudas regulares da AFS fazem toda a diferença na vida dessas crianças. “Nós temos nos emocionado muito com os agradecimentos e relatos das famílias apoiadas”, explicou Walter Zoss, projetando imagens.


A diretoria também destacou o apoio mensal dado ao Lar Abrigo Amor a Jesus (LAJE), em Nova Firburgo, que acolhe cerca de 80 idosos. Graças a essa ajuda, o LAJE, que é coordenado pelo suíço Roberto Helbling, conseguiu adquirir uma máquina industrial para secar roupa no valor de R$ 60 mil. Também na região de Friburgo, a Filantrópica ajuda a Casa Madre Roselli, que atua no cuidado de 48 meninas, de 6 a 12 anos de idade, de famílias em condições de vulnerabilidade social. “No ano passado, a ajuda da Filantrópica com o transporte, proporcionou às meninas da Casa uma vivência ecológica, que incluiu atividades semanais de permacultura e agrofloresta, visando promover uma relação saudável com o meio ambiente e a cultura dos alimentos”, informou o vice-diretor.


Outro projeto destacado foi a Associação Miratus de Badminton, que promove a inclusão social e a educação cidadã por meio do esporte para cerca de 200 crianças e adolescentes da comunidade da Chacrinha em Jacarepaguá, no Rio. Em 2023, a AFS custeou as refeições da delegação para a disputa da etapa sergipana do Campeonato Nacional de Badminton, em Aracaju, na qual os jovens atletas da Miratus conquistaram várias medalhas. Em 2024, a AFS pretende estender seu apoio a auxílios regulares.


Encaminhamentos finais


O presidente e o vice comentaram também a participação da Filantrópica nos eventos realizados pela Embaixada Suíça no âmbito do Programa de Parcerias e Cooperação da Suíça no Brasil 2023. Também foi falado sobre o “Encontro com Jantar da AFS”, realizado no Iate Clube do Rio de Janeiro, do qual participaram 147 pessoas. O evento resultou na adesão de 12 novos associados. O balanço financeiro de 2023 e o orçamento estimado para 2024 também foram apresentados, gerando um debate entre os associados. Ambos foram aprovados por unanimidade.


Dentre os planos para 2024, a diretoria destacou o fortalecimento dos canais de comunicação (como o site, o Instagram e um novo boletim para os associados); a publicação do livro sobre os 200 anos da Filantrópica Suíça, a conclusão das obras de construção da nova quadra esportiva na Escola Suíça Brasileira e a reforma do espaço remanescente do antigo restaurante e sua transformação no Salão Multiuso Casa da Suíça. No final, foi proposto e aceito por todos conceder às Sras. Judith Indermühle, Marliese Rostock, e Marie Louise Zimmermann o título de membras-honorárias por mais de 50 anos de dedicação à AFS.



Clique na imagem para visualizar a legenda:

Share by: