AFS protagoniza celebrações do Dia Nacional da Suíça na Escola Suíça no Rio de Janeiro

AFS protagoniza celebrações do Dia Nacional da Suíça na Escola Suíça no Rio de Janeiro

Nova quadra esportiva foi inaugurada com a participação da equipe de Badminton da Miratus

A diretoria da AFS teve participação destacada nas comemorações pelo Dia Nacional da Suíça, na Escola Suíço-Brasileira by SIS (ESB-RJ), festejado no dia 1º de agosto. O evento marcou o reinício das aulas e a inauguração da nova quadra esportiva, construída pela Filantrópica.


A diretora da ESB-RJ, Rachel Guanabara, abriu a cerimônia, convidando o vice-presidente Walter Zoss e a assessora Cecília Bulcão para falarem sobre o significado da data comemorativa e o trabalho da Filantrópica. O Cônsul da Suíça, Jean -Daniel Glauser, também dirigiu algumas palavras aos alunos: “É uma satisfação estarmos aqui, hoje, comemorando o Dia Nacional da Suíça, em uma Escola que apresenta tantas oportunidades para que vocês possam ter uma excelente vida acadêmica. E também nos esportes: é uma feliz coincidência estarmos no primeiro dia de aula do semestre, inaugurando uma nova quadra e celebrando um projeto como o da Miratus de Badminton, justamente durante as Olimpíadas de Paris”.


Por esta razão, o momento mais esperado pelos alunos foi o lançamento da moderna quadra esportiva no terraço da Escola, que foi totalmente reconstruída pela AFS. Os atletas da Associação Miratus de Badminton, projeto social e esportivo apoiado pela AFS, fizeram uma exibição interativa com alunos das turmas do 5º e 6º anos da Escola. Tanto a inauguração do novo espaço, como a possibilidade de  praticar o esporte com atletas tão qualificados fez os alunos vibrarem.


O badminton é um esporte olímpico e muito praticado na Suíça e em toda a Europa. A ideia de trazer os atletas da Miratus, um projeto social e esportivo, para celebrar com os alunos da ESB-RJ o reinício das aulas relaciona-se ao próprio significado do Dia Nacional da Suíça, que reforça os valores de solidariedade e de cooperação. “O Badminton mudou a minha vida e a dos atletas aqui presentes”, confessa Sebastião de Oliveira, coordenador e técnico. “A nossa missão é melhorar as oportunidades das crianças e adolescentes da nossa comunidade [da Chacrinha, em Jacarepaguá] através do esporte, deixando-as longe do tráfico de drogas e das más influências. Esse esporte fantástico está crescendo muito no Brasil, tanto que já temos um atleta, que cresceu na Miratus, nos representando nas Olimpíadas em Paris. Somos muito gratos por estarmos aqui, hoje, e pelo apoio que a Filantrópica nos tem dado”, explicou Sebastião.


As celebrações continuaram na segunda unidade da Escola, para os alunos mais novos, com a apresentação da assessora da AFS, Cecilia Bulcão: “O significado da palavra filantropia está muito relacionado a ajudarmos uns aos outros. A Filantrópica Suíça apoia os suíços no Brasil desde a sua chegada, assim como apoiou o início da Escola Suíça, no Rio de Janeiro, onde tive a sorte de estudar. Hoje, apoiamos projetos que ajudam pessoas em condição de vulnerabilidade social, que precisam muito da nossa ajuda. O projeto da Miratus é um exemplo nesse sentido”, destacou Cecília Bulcão.



Clique na imagem para visualizar a legenda:

Share by: